sexta-feira, 22 de março de 2013

Jardins pequenos



Hoje é possível incluir pequenos jardins na Decoração de Casas e até mesmo de apartamentos, com opções práticas e baratas é possível criar ambientes lindos.
Não é preciso ter grandes espaços para criar um jardim, por isso até mesmo apartamentos com sacadas já podem ter um espaço destinado para pequenos jardins.
Para criar o seu jardim basta selecionar o espaço, pensando não só na parte decorativa, mas também pensando no Sol que deve bater nas plantas e na ventilação do ambiente.
Pesquisar as plantas menores também é importante para que você não precise trocar ou aumentar o espaço quando elas começarem a crescer, há plantas pequenas que não precisam de muito espaço e é possível encontrar até plantas que não precisem de muita iluminação.





Para um jardim pequeno é essencial escolher a planta certa

Se você já tem reservado em casa o lugar em que deseja montar seu pequeno jardim, é bom tomar cuidado com as espécies que vai escolher. É preciso levar em conta o microclima da sua casa ou apartamento – a quantidade de sol que entra pelas janelas e o tempo em que mantém aquecendo o ambiente, se há ar condicionado no cômodo e circulação de ar, por exemplo – e a quantidade de tempo que você deseja dispensar ao seu jardim.
Cada planta tem necessidades específicas, e uma boa ideia para facilitar o trabalho de manutenção do seu jardim é agrupar aquelas que tenham necessidades similares.



Um jardim pequeno como decoração

O seu jardim pode até ser pequeno, mas precisa conversar com a decoração da sua casa. Escolha cores que façam parte da palheta que você já utiliza em casa, e considere que plantas folhosas transmitem tranquilidade, enquanto aquelas cheias de pontas evocam a ideia de energia.


Folhas ou Flores?

Se sua dúvida é sobre montar seu jardim com flores ou folhagens, saiba que, para ambientes internos, o mais indicado são as folhagens, porque precisam de pouca luz. Se o local do seu jardim pequeno for a varanda, no entanto, você pode começar a escolher as flores, já que estas costumam adorar a luminosidade dos ambientes externos.




Prepare o terreno

Na hora de preparar o terreno para o seu jardim pequeno, dê preferência por terra com adubos orgânicos. Se o jardim for na varanda ou dentro de casa, evite plantar sobre o piso – use vasos, canteiros e caixas baixas específicas para jardinagem. Isso evitará problemas com as raízes e com infiltrações. Ainda para evitar infiltrações, monte esquemas eficientes de escoamento e impermeabilização, e dê preferência por revestir a região com pisos de porcelanato, que permitem uma limpeza mais prática e eficiente da área.




Suba pelas paredes

Se o espaço para o seu jardim for muito pequeno, você pode lançar mão dos jardins verticais. Em voga nos salões de decoração, eles têm aparecido em vários lugares do mundo, sempre com ideias criativas que permitem que você vá desde o clássico – com painéis cujo sistema de irrigação e dreno já vem embutido ou com blocos de cimento criados especialmente para isso – até estilos mais modernos e sustentáveis – reciclando pallets, garrafas pet e até cabos de vassoura.



Outra opção para quem tem pouco espaço em casa, mas não abre mão de ter alguma proximidade com a natureza, são os terrários. Normalmente formados por suculentas e outras plantinhas de origem desértica, que exigem menos cuidados, os terrários são jardins dentro de recipientes de vidro – garrafas, vasos ou aquários – que fazem composições variadas e são ótimos para os mais diferentes tipos de decoração.



Fonte das imagens:
http://ajilbab.com/jardins/jardins-pequenos-fontes-12.htm
http://www2.imovelweb.com.br/noticias/editorial/files/07/079152b6-5694-429a-8b33-9091e8620e81.jpg
http://www.ionline.com.br/decoracao-de-jardins-pequenos-dicas-e-fotos/
http://blogdaponto4.com.br/reforma-construcao-imoveis/como-montar-um-jardim-pequeno/
http://www.terravip.com.br/10-ideias-de-jardins-em-espacos-pequenos/
http://api.ning.com/files/GF*XOPPt3eOuRKWcZ3ymYx1R4PaqYZMSktVWmSVCJNtDMD2b3Pid*I98G0hAMVrvF5E5bGUroC9k2WCGEYO7PGJm-p7HGCnR/jardimdeinverno1.jpg
http://www.mulheresemeninas.com.br/wp-content/uploads/2012/09/decoracao-casas-jardins-pequenos-plantas-maiores.jpg
http://www.terravip.com.br/10-ideias-de-jardins-em-espacos-pequenos/

Fonte dos textos: 
http://www.mulheresemeninas.com.br/decoracao-de-casas-e-jardins-pequenos-e-bonitos/
http://blogdaponto4.com.br/reforma-construcao-imoveis/como-montar-um-jardim-pequeno/









Sem comentários:

Enviar um comentário